segunda-feira, 29 de junho de 2009

Salve a Seleção!!!



Ainda me lembro como se fosse ontem! O lateral Roberto Carlos ajeitava o meião, a zaga brasileira dava um vacilo histórico e o atacante Henry marcava aquele que seria o único gol da partida, o golpe fatal no sonho do hexa. Era dia primeiro de julho de 2006 e o Brasil – incrédulo – assistia à desclassificação precoce da Seleção na Copa do Mundo de Futebol. Minha reação foi instantânea: raiva, decepção e uma vergonha imensa de torcer com tanta garra para um time formado por “pop-stars” que aparentavam estar mais preocupados com os Dólares que ganhavam na Europa do que com os milhões de corações que assim como o meu tinham esperança de ver mais uma vez o país levantar o caneco (que convenhamos, deixou de ser um caneco há muitas e muitas copas...). Quem é brasileiro sabe: podemos enfrentar a maior dificuldade em tudo, mas quando o assunto é futebol, somos os maiorais... Bem, pelo menos éramos até aquele fatídico dia. Lembro que prometi para mim mesmo nunca mais torcer com tamanha paixão para a Seleção e estava certo de que aquele ufanismo estava sendo abandonado. E assim foi feito durante o segundo semestre de 2006, todo o ano de 2007, 2008 (apesar de que as vitórias sobre a Argentina, bem, estas eu comemorei bastante) até chegarmos a 2009, um ano antes de mais uma Copa do Mundo. A decepção com as escalações do Dunga, a apatia do time em campo, enfim, tudo conspirava para que a minha promessa se mantivesse firme. Desta vez, já supondo a classificação para a Copa, não me decepcionaria como outrora, já que este “timinho sem-vergonha” não movia nenhuma empolgação. Ledo engano! Eliminatórias sul-americanas: 4 x 0 no Uruguai!!! 2 x 1no Paraguai!!! E chega o teste final: a Copa das Confederações. A estréia modesta diante do Egito (4 x 3), a vitória tranqüila sobre os EUA 3 x 0, a humilhação “piedosa” sobre os atuais campeões do mundo (3 x 0 Itália), a vitória “na raça” sobre os donos da casa ( 1 x 0 África do Sul) e a virada esplendorosa sobre os norte-americanos na final (3 x 2 ) e pronto! Lá estou eu, novamente, vibrando com as cores tupiniquins, erguendo a bandeira verde-amarela e gritando: Somos mais uma vez os favoritos ao título! De time fraco e pouco expressivo, nossa Seleção mostrou neste torneio as características que mais representam o brasileiro: determinação, garra, força de vontade, emoção. Espero não me frustrar de novo, espero poder escrever um final mais feliz em 2010, espero – como milhões de brasileiros – poder soltar o grito preso na garganta em 2006 e bradar: HEXACAMPEÃO!!! Bem... ainda falta bastante tempo até lá. Ainda é cedo para ficar entusiasmado com o time. Mas, como brasileiro nato, vou me permitir tentar mais uma vez. Apostarei novamente na Seleção, vestirei a camisa Canarinho e aguentarei ouvir a narração muitas vezes “pé fria” do Galvão Bueno em mais um Mundial. Afinal, sou brasileiro e como diz o ditado: Não desisto nunca! Mas se o time fraquejar... Bem, aí será outra história!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eitaaaa!!!
Que lindo esse post... do fundo do coração né?! Esse eu sei, porque presencio... ahuahauhuaha...
bjux