segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Recuperação de pastagens é um desafios para nova diretoria da Acrimat

A recuperação das pastagens é um dos grandes desafios para os pecuaristas de Mato Grosso. Aproximadamente, 30% dos pastos estão degradados no Estado. O assunto deve ser uma das prioridades da nova diretoria da Associação dos Criadores que tomou posse nesta terça, dia 18, em Cuiabá.


_________________________________________________________________
Disponível em: www.canalrural.com.br
Link para vídeo: http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/161295/rural-noticias-recuperacao-de-pastagens-e-um-desafios-para-nova-diretoria-da-acrimat/1/index.htm

Indea divulga balanço da campanha de vacinação contra aftosa no MT

O rebanho bovino de Mato Grosso aumentou 5% em 2010 e supera os 28,7 milhões de animais. A informação é do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado, que divulgou nesta quarta, dia 19, o balanço final da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada no mês de novembro.

______________________________________________________________
Disponível em: www.canalrural.com.br
Link para vídeo: http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/161516/rural-noticias-indea-divulga-balanco-da-campanha-de-vacinacao-contra-aftosa-no-mt/1/index.htm

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Excesso de chuva atrasa colheita de soja em Mato Grosso

O clima atrasa o plantio da soja em Mato Grosso e também muda o cronograma de colheita no Estado. Na época da semeadura o problema foi a estiagem. Agora, o excesso de chuvas preocupa os agricultores e compromete o ritmo dos trabalhos no campo.


_____________________________________________________________
Disponível em: www.canalrural.com.br

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Oferta de boi gordo deve se manter restrita em MT por mais três anos

A oferta de boi gordo produzido em Mato Grosso deve se manter restrita pelos próximos três anos. A estimativa é da Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), que divulgou nesta quinta, dia 27, um levantamento sobre o estoque de animais disponíveis para abate.

____________________________________________________________
Disponível em: www.canalrural.com.br
Link para vídeo: http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/163129/rural-noticias-oferta-de-boi-gordo-deve-se-manter-restrita-em-mt-por-mais-tres-anos/1/index.htm

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Incidência da soja louca 2 em MT diminui em relação à safra passada

A incidência da soja louca 2 nas lavouras de Mato Grosso diminuiu em relação à safra passada. Ainda assim é grande a preocupação com a anomalia, que compromete a produtividade das plantações. A causa do problema ainda não foi descoberta.
_______________________________________________________
Disponível em: www.canalrural.com.br
Link para vídeo: http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/162588/rural-meio-dia-incidencia-da-soja-louca-2-em-mt-diminui-em-relacao-a-safra-passada/1/index.htm

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Compositores falam sobre a rica cultura musical de Mato Grosso

A vocação de traduzir em música histórias de vida ou até mesmo revelar segredos do coração. Nossa equipe conversou com músicos que fazem parte da história da rica cultura musical de Mato Grosso. Uma homenagem do Rural Revista ao dia mundial do compositor, que foi comemorado no sábado, dia 15.

Compor... Arte de conseguir transformar imagens e sentimentos em palavras, histórias e poesias que viram canções. Um presente divino...

Cantor e compositor desde os 16 anos, Pescuma encontrou na música o instrumento perfeito para transmitir seus pensamentos ao mundo. Já escreveu mais de 400 obras. Durante a carreira, falou sobre amor, saudade, paixão. Mas foi através do rasqueado cuiabano, ritmo típico da cultura mato-grossense, com influências da polca paraguaia e do siriri, que ele conseguiu expressar seus grandes encantos: a natureza e as tradições do estado que o adotou...
  
A projeção nacional veio com a música “Tá faltando alguém aqui”, composta em parceria com Zezé Di Camargo. Ao lado de Henrique, companheiro de estrada há 13 anos, ele dá uma palinha da canção que foi um dos temas do filme “Dois filhos de Francisco”.


Já Abel Santos é multi-instrumentista e compositor de músicas eruditas, sacras e populares. Para ele, compor é mais do que um dom.

Para dar vida aos sentimentos o compositor nem sempre precisa usar palavras. Basta uma dose de inspiração, habilidade e é claro o instrumento certo para transformar estas sensações em melodias, que sejam capazes de atravessar fronteiras e possam ser compreendidas por qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Com maestria Abel transporta para as teclas do piano as emoções que sente na alma. Cercado por instrumentos  de várias regiões do mundo, este mineiro encontrou na viola de cocho uma fonte de inspiração. Com toques sutis, leva para as cordas a sensibilidade de quem se rendeu aos encantos e à história da cultura pantaneira. Do cururu, onde são entoadas canções de devoção aos santos...  ao siriri, que ele faz questão de apresentar com detalhes.

O afeto com a cultura local inspirou o compositor a criar uma obra histórica: a Sinfonia Pantaneira, elaborada especialmente para a viola de cocho. Uma maneira de agradecer a hospitalidade com que foi acolhido no estado.

No dia 15 de janeiro é comemorado o dia do compositor em todo o mundo. No Brasil, estes artistas também são homenageados no dia 7 de outubro, quando é comemorado o dia do compositor brasileiro.

____________________________________________________________
Disponível em: www.canalrural.com.br
Link para vídeo: http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/161006/rural-revista-compositores-falam-sobre-a-rica-cultura-musical-de-mato-grosso/1/index.htm

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PRODUTORES DE MT DEVEM PAGAR MAIS CARO PELO FRETE

A HISTÓRIA SE REPETE: AGRICULTORES DE MATO GROSSO DEVEM PAGAR MAIS CARO PARA ESCOAR A PRODUÇÃO DE SOJA. A ELEVADA DISTÂNCIA ATÉ OS PORTOS, A LOGÍSTICA PRECÁRIA E O AQUECIMENTO DA DEMANDA DURANTE O PICO DA COLHEITA SÃO OS PRINCIPAIS FATORES DO REAJUSTE DOS PREÇOS. SEGUNDO ESTIMATIVAS DO SETOR, A ALTA PODE CHEGAR A 15%.


____________________________________________________________
Disponível em: www.canalrural.com.br
Link para vídeo: http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/160635/rural-noticias-produtores-do-mt-enfrentam-problemas-com-logistica-nas-estradas/1/index.htm

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mato Grosso identifica primeiro foco de ferrugem da safra

Doença foi detectada em uma lavoura localizada no município de Sorriso


Identificado o primeiro foco de ferrugem asiática desta safra em Mato Grosso. A doença foi confirmada em uma lavoura localizada no médio norte do Estado. A recomendação agora é intensificar o monitoramento das plantações.
A ocorrência foi confirmada pela Aprosoja. O foco de ferrugem foi identificado em uma lavoura comercial no município de Sorriso, a cerca de 390km de Cuiabá. Este é o primeiro caso da doença registrado na safra 2010/2011 no Estado.
– Foram realizados testes em laboratórios oficiais que confirmaram ontem (dia 12) a presença da doença – explica Luiz Nery Ribas, gerente técnico da Aprosoja.
O surgimento da ferrugem acontece dois meses mais tarde do que na safra passada, quando o primeiro caso foi contabilizado em novembro. Esta trégua foi consequencia do atraso do plantio, das condições climáticas desfavoráveis para a proliferação do fungo causador da doença e principalmente do empenho dos produtores, que fizeram a lição de casa: cumpriram o vazio sanitário e monitoraram constantemente a plantação.
Agora a orientação é intensificar ainda mais este acompanhamento, já que as previsões apontam chuvas concentradas em Mato Grosso entre janeiro e fevereiro.
– A partir de agora a condição climática é favorável à disseminação da ferrugem e o monitoramento constante é a melhor estratégia para evitar problemas – alerta Luiz Ribas.
Na safra 2009/2010, Mato Grosso foi o campeão nacional no número de focos de ferrugem: 624 ao todo. Os produtores realizaram em média 3 aplicações de fungicidas para controlar o avanço da doença.
A Aprosoja alerta aos produtores para que em caso de suspeita de ferrugem procurem os minilaboratórios da entidade, que estão instalados em todos os 16 municípios onde a associação possui núcleos.
_________________________________________________________
Disponível em: www.canalrural.com.br
Link para vídeo: http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/160445/bom-dia-campo-lavouras-do-brasil-mato-grosso-identifica-primeiro-foco-de-ferrugem-da-safra/1/index.htm

sábado, 1 de janeiro de 2011

MT pretende ampliar em cinco vezes o rebanho de ovinos


Expansão da ovinocultura, que parecia apenas um sonho há cerca de uma década, aos poucos se torna realidade no Estado




O maior Estado produtor de soja, algodão e gado do país quer se destacar também na produção de ovinos. A expansão da ovinocultura, que parecia apenas um sonho há cerca de uma década, aos poucos se torna realidade em Mato Grosso. A perspectiva para os próximos anos é otimista: ampliar em cinco vezes o tamanho do atual rebanho concentrado no Estado.
Nos últimos dez anos, o rebanho de MT saltou de 60 mil para um milhão de animais. Um crescimento expressivo, que revela o potencial da atividade nesta região. Enier Martins cria ovinos há nove anos. Ele explica que o avanço foi consequência do profissionalismo empregado na ovinocultura. Ao invés de quantidade, produtores como ele buscaram incorporar cada vez mais qualidade ao plantel. O resultado foi compensador.
– Comecei com um rebanho de 800 animais e depois percebi que era melhor reduzir o plantel e ampliar a qualidade para melhorar a produção – diz o produtor.
Atualmente, Martins é um dos ícones no Estado na produção de animais P.O. da raça Santa Inês. E já começa a apostar no cruzamento destes animais com os da raça dorper, união que deve proporcionar mais precocidade e contribuir para a expansão ainda maior da ovinocultura no Cerrado. Por falar em crescimento, as projeções para o futuro são para lá de otimistas. De acordo com a Associação dos Criadores de Ovinos de MT (Ovinomat), a meta é chegar a 2016 com um rebanho de cinco milhões de ovinos.
– Isso é possível através do melhoramento genético, juntando as raças que já foram mencionadas, que há mercado e espaço para alcançar este objetivo – explica o presidente da Ovinomat, Antônio Carlos Carvalho de Sousa.
Entretanto, assim como em outras atividades, o melhoramento genético e a estruturação das propriedades dependem de investimentos. A diferença é que, segundo os produtores, existem linhas de crédito disponíveis para isso. O que falta é iniciativa para acessar esses recursos.
Para alcançar o objetivo também é preciso conquistar novos criadores. Atualmente, são aproximadamente três mil em todo o Estado. Entre os atrativos para os futuros investidores, está a demanda aquecida pelo produto. Segundo a Ovinomat, só em Cuiabá são necessários 150 ovinos por dia para atender o consumo local. Os produtores dão conta de apenas 10% desse montante. A outra parte vem de fora do Estado. Com um mercado tão promissor, quem apostou na atividade não tem dúvidas: Mato Grosso também é Estado da ovinocultura.



____________________________________________________________
Disponível em: www.canalrural.com.br
Link para vídeo: http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/158179/mt-pretende-ampliar-em-cinco-vezes-o-rebanho-de-ovinos/1/index.htm